domingo, 19 de junho de 2011

O Menino do Pijama Listrado






O filme trata sobre um menino, chamado Bruno, que é muito doce, gentil, inocente e mais que tudo: curioso. É a partir desta curiosidade de Bruno que o filme se desenrola. Esta história se passa na Alemanha nazista no período da segunda guerra mundial, uma vez que a familia em questão morava em Berlim, entretanto se mudara para um local afastado, próximo a um campo de concentração, já que o pai de Bruno, um oficial nazista muito frio e decidido assume um cargo neste campo de concentração.
No local em que agora moravam não havia muito o que fazer, principalmente para Bruno que tinha 8 anos, e sua irmã Gretel, 12, que era um tanto mimada e adorava irritar o irmão. A partir disso Bruno vai 'explorar' o local e acaba descobrindo uma passagem que chega ao campo de concentração. Ele muito ingênuo não faz ideia do que seria aquilo e vê um menino judeu aproximadamente de sua idade sentado próximo ao muro, este se chama Shmuel e veste o tal 'pijama listrado'. Os dois começam a ficar amigos e em um certo dia eles se combinam e Bruno consegue passar para o outro lado da cerca e conhecer este mundo em que o amigo vivia. Por acidente todos são mandados para uma sala escura no momento em que Bruno está lá. Quando estão todos lá fecham as portas e liberam um pó no qual todos os judeus ali presentes, e Bruno, morrem.

O filme mostra as diferenças sociais existentes naquele período em que o nazismo dominava, quando judeus eram perseguidos até a morte. Época que foram criados campos de exterminio e de concentração, onde todos eram iguais e tratados com nojo e despreso pelos alemães. Por isso o filme retrata que quando se está fardado é a única distinção, pois todos nós somos iguais e já que Bruno estava como um deles foi morto como um judeu. O filme é bom pois mostra a realidade vivida naquela época e que a inocência daquela criança (Bruno) é linda, pois será que se ele fosse influenciado pela família ele realmente trataria aquele novo amigo(Shmuel) como ele o tratou?

Nenhum comentário:

Postar um comentário