domingo, 19 de junho de 2011

fatos cronologicos da primeira guerra

A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia por tropas alemãs, a 1º de setembro de 1939. O conflito, travado principalmente entre os Aliados e as potências do Eixo, foi o que causou mais vítimas em toda a história da humanidade, atingindo países em todos os continentes.

                       1939
23 de agosto − Assinado o pacto de não-agressão entre Hitler e Stalin: a Alemanha e a União Soviética se comprometem a não atacar uma à outra e a se manter neutras se uma delas for atacada por uma terceira potência.  Só muito mais tarde se tornaria pública uma cláusula secreta prevendo a eliminação de alguns países, como a Polônia.
1º de setembro − Tropas alemãs invadem a Polônia. Começa a guerra.
17 de setembro − União Soviética invade a Polônia.
14 de dezembro − União Soviética é excluída da Liga das Nações após ter atacado a Finlândia.
              1940
9 de abril − Tropas alemãs atacam a Dinamarca e a Noruega.
3 de junho − Ataque aéreo alemão a Paris. Onze dias mais tarde, tropas alemãs ocupam a capital francesa.
13 de agosto − Início dos ataques aéreos contra a Grã-Bretanha.
              1941
6 de abril − Alemanha invade a Iugoslávia e a Grécia.
9 de abril − Ataque aéreo britânico a Berlim, com bombas fornecidas pelos Estados Unidos. Washington havia aprovado o fornecimento de armas aos Aliados, principalmente à Grã-Bretanha, desde que fossem pagas à vista e o transporte se desse em navios não-americanos. Após sua reeleição, em 1940, Roosevelt ampliou esta forma de ajuda.
22 de junho − Ataque alemão à União Soviética, sem declaração prévia de guerra. Nesta ofensiva, os alemães contam com o apoio da Romênia, Hungria, Eslováquia, Itália e também da Finlândia.
7 de dezembro − Sem declarar guerra aos EUA, o Japão ataca a base militar de Pearl Harbor, no Havaí. No dia seguinte, os EUA declaram guerra ao Japão. À Alemanha e Itália, a guerra é declarada no dia 11 de dezembro.
11 de dezembro − A China declara guerra à Alemanha, Itália e Japão.
1942
1º de janeiro − 26 países assinam em Washington um pacto em que se comprometem a lutar até a derrota do Eixo, sem uma paz em separado. Pela primeira vez, foi usada a expressão "nações unidas".
13 de setembro – Começa a batalha de Stalingrado.
                 1943
31 de janeiro/2 de fevereiro − Batalha de Stalingrado termina com a capitulação dos alemães.
19 de abril − Começa o levante no Gueto de Varsóvia. Unidades da SS invadem o bairro para conter a revolta da população judia, que vive ali em situação miserável. A tropa de elite, no entanto, precisa de apoio do Exército e leva quatro semanas para conter a revolta, que causou a morte de mais de 56 mil judeus.
        1944
20 de julho − Fracassa o segundo atentado contra Hitler.Soldados poloneses carregam feridos na revolta contra os ocupadores alemães
1º de agosto − Início da resistência em Varsóvia. A Polônia aproveita o  enfraquecimento dos alemães no front soviético e inicia a rebelião contra a força ocupadora sob o comando do general Tadeusz Bór-Komorowski. A repressão das forças de Hitler será brutal, com execuções em massa e Varsóvia completamente destruída. Bór-Komorowski capitula a 2 de outubro.
25 de agosto − A Romênia declara guerra contra a Alemanha. No mesmo dia, o general Dietrich von Choltitz assina a capitulação de suas tropas em Paris e devolve a capital francesa ao general Philipp Leclerc.
                1945

27 de janeiro − O Exército Vermelho liberta o campo de concentração de Auschwitz. Cerca de sete mil prisioneiros  são libertados no maior campo de destruição em massa de todos os tempos e símbolo do genocídio nazista, o Holocausto, que causou a morte de mais de seis milhões de pessoas.
13 e 14 de fevereiro − Depois dos bombardeios a Berlim, a 3 de fevereiro, causando 22 mil mortos, é a vez de Dresden. A cidade às margens do Rio Elba fica em ruínas. Calcula-se o numero de mortos entre 60 mil e 245 mil.
10 de março − Um ataque aéreo contra Tóquio mata 80 mil pessoas.
16 de abril − Começa a ofensiva soviética contra Berlim, no front leste. A cidade está completamente cercada a 25 de abril. Apesar de a guerra estar praticamente perdida, a SS impõe a defesa do país com julgamentos sumários, em que enforcam todos os jovens, soldados e membros das forças de assalto que se negam a participar dos combates.
30 de abril – Suicídio de Hitler em Berlim.
8 de maio –  Considerado oficialmente a data do final da Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário