terça-feira, 14 de junho de 2011

Batalha de Stalingrado

Ocorreu entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Stalingrado, cidade situada na margem direita do rio Volga, era um importante entroncamento fluvial e ferroviário que ligava as regiões minerais e petrolíferas do Cáucaso à área de Moscou.
A batalha de Stalingrado, foi uma operação militar conduzida pelos alemães contra as forças russas para conquistar o território de Stalingrado, e Hitler resolveu invadi-la por motivos estratégicos e políticos pois acreditava que provocaria um profundo abalo moral nas forças inimigas caso conquistasse rapidamente a cidade.

Hitler promoveu o comandante alemão, Paulus, pouco antes do fim da batalha pela cidade, ao posto de marechal-de-campo, o mais alto do exército. Com isso, o ditador alemão deixava implícito que Paulus deveria manter-se no seu posto até a morte e o fim de seu exército, pois na história militar alemã, até então, nenhum marechal-de-campo havia se rendido, algo considerado um vexame inimaginável.
Desobedecendo às diretrizes de Hitler, porém, Paulus rende o que sobrou do exército nazista aos soviéticos a 2 de fevereiro de 1943. Era o fim da Batalha de Stalingrado e o início da queda da Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário