terça-feira, 21 de junho de 2011

Introdução

A partir deste trabalho queremos demonstrar toda a nossa aprendizagem sobre a segunda guerra mundial e aproveitar para transmitir aos outros aquilo que aprendemos. Mostrar o quanto a segunda guerra mundial foi marcante e afetou o futuro de todas as nações envolvidas.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

A artista ucraniana, Kseniya Simonova emociona com arte que retrata segunda Guerra Mundial

http://www.youtube.com/watch?v=4lenPEiYD54

A partir deste video a artista ucraniana consegue e retratar a invasão da Ucrânia pela Alemanha no periodo da segunda guerra mundial. O mais incrível é que a história contada é feita a partir de areia em uma tela branca. No começo tudo se mostra calmo e pacífico quando em pouco tempo bombardeios, soldados e aviões fazem rolar lágrimas e desespero naquele lugar tão calmo. A partir disto ela mostra um soldado e como ficou o vilarejo. Ao ver este video, você fica maravilhado, impressionado e intrigado. Maravilhado ao ver como uma pessoa conseguiu retratar uma historia daquelas em movimentos tão leves e rápidos, o que torna impressionante. Intrigado pois você já pensou que o ser humano pode destruir, bombardear e acabar com sonhos ao mesmo tempo em que ele pode fazer arte? O video é realmente muito bom, valeu a pena assistir.

domingo, 19 de junho de 2011

primeiros tempos e avanco da segunda guerra mundial

Considerada uma verdadeira guerra mundial, a Segunda Guerra foi conseqüência de um conjunto de continuidades e questões mal resolvidas pelos tratados de paz estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial. Os confrontos foram divididos entre duas grandes coalizões militares: os Aliados, liderados por Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética; e o Eixo, composto pela Itália, Alemanha e Japão. Em conseqüência de suas maiores dimensões, os conflitos foram desenvolvidos na Europa, Norte da África e países do Oceano Pacífico.

No período entre 1918 e 1939, a economia mundial sofreu um grande abalo gerado pela crise de 1929. Na época, a economia dos EUA financiava e fornecia produtos às principias nações européias atingidas pelos conflitos da Primeira Guerra Mundial. Além disso, a miséria de algumas nações, como no caso da Itália e da Alemanha, propiciou a ascensão de grupos políticos nacionalistas de extrema direita. Ao mesmo tempo, as disputas imperialistas ainda dominavam a concorrência da economia mundial.

A Liga das Nações, órgão instituído para manter a paz entre as nações, não conseguiu cumprir o seu papel, e esfacelou mediante a corrida militarista preparada pelas nações inconformadas pela hegemonia política e militar exercida pelos vencedores da Primeira Guerra Mundial. Sem possuir uma única razão, essa guerra foi conseqüência do exacerbado desenvolvimento industrial das nações européias. De certa forma, levando em consideração suas especificidades, a Segunda Guerra parecia uma continuidade dos problemas da Primeira Guerra.




avanco da alemanha:
Ao contrário do que Inglaterra e França pretendiam, a Conferência de Munique (setembro de 1938), com a decisão que permitia a anexação dos Sudetos por parte da Alemanha, estimulou Hitler em sua política expansionista. A "política de apaziguamento" na prática não surtiu efeito, pelo contrário. Acentuou-se o militarismo alemão e o sentimento nacionalista. Em agosto de 1939, foi assinado o "Pacto Germânico-Soviético" procurando garantir a neutralidade soviética frente aos movimentos militares alemães; estava aberta a possibilidade da Guerra.
comecou com a invasao da polonia,que iniciou-se 1° de setembro de 1939, quando as tropas nazistas invadiram a Polônia, utilizando-se das ofensivas-relâmpago (blitzkrieg), com aviões stuka da Luftwaffe e tanques blindados, que, em menos de um mês derrotaram as forças polonesas.
A invasão alemã pretendia retomar o "corredor polonês" e o porto de Dantizg, considerado estratégico e um direito alemão. Interessava também à Alemanha a região da Alta Silésia, com importantes reservas carboníferas
Seguindo a política anglo-francesa, a polônia havia retardado a mobilização de suas tropas. Embora na semana precedente ao ataque alemão tivessem tomado as medidas preliminares, elas não foram suficientes para garantir a resistência. a eficácia do ataque aéreo alemão foi devastadora e total. O bombardeio das estradas de ferro da Polônia desorganizou completamente os transportes e comunicações e tornou difícil a coordenação. Os ataques às bases aéreas polonesas, eliminaram qualquer possibilidade de reação por ar.
Em 17 de setembro o país também foi invadido pela URSS. As tropas poloneses foram massacradas pelos dois exércitos, que dividiram o país em dois, conforme já definido no pacto assinado em agosto.

fatos cronologicos da primeira guerra

A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia por tropas alemãs, a 1º de setembro de 1939. O conflito, travado principalmente entre os Aliados e as potências do Eixo, foi o que causou mais vítimas em toda a história da humanidade, atingindo países em todos os continentes.

                       1939
23 de agosto − Assinado o pacto de não-agressão entre Hitler e Stalin: a Alemanha e a União Soviética se comprometem a não atacar uma à outra e a se manter neutras se uma delas for atacada por uma terceira potência.  Só muito mais tarde se tornaria pública uma cláusula secreta prevendo a eliminação de alguns países, como a Polônia.
1º de setembro − Tropas alemãs invadem a Polônia. Começa a guerra.
17 de setembro − União Soviética invade a Polônia.
14 de dezembro − União Soviética é excluída da Liga das Nações após ter atacado a Finlândia.
              1940
9 de abril − Tropas alemãs atacam a Dinamarca e a Noruega.
3 de junho − Ataque aéreo alemão a Paris. Onze dias mais tarde, tropas alemãs ocupam a capital francesa.
13 de agosto − Início dos ataques aéreos contra a Grã-Bretanha.
              1941
6 de abril − Alemanha invade a Iugoslávia e a Grécia.
9 de abril − Ataque aéreo britânico a Berlim, com bombas fornecidas pelos Estados Unidos. Washington havia aprovado o fornecimento de armas aos Aliados, principalmente à Grã-Bretanha, desde que fossem pagas à vista e o transporte se desse em navios não-americanos. Após sua reeleição, em 1940, Roosevelt ampliou esta forma de ajuda.
22 de junho − Ataque alemão à União Soviética, sem declaração prévia de guerra. Nesta ofensiva, os alemães contam com o apoio da Romênia, Hungria, Eslováquia, Itália e também da Finlândia.
7 de dezembro − Sem declarar guerra aos EUA, o Japão ataca a base militar de Pearl Harbor, no Havaí. No dia seguinte, os EUA declaram guerra ao Japão. À Alemanha e Itália, a guerra é declarada no dia 11 de dezembro.
11 de dezembro − A China declara guerra à Alemanha, Itália e Japão.
1942
1º de janeiro − 26 países assinam em Washington um pacto em que se comprometem a lutar até a derrota do Eixo, sem uma paz em separado. Pela primeira vez, foi usada a expressão "nações unidas".
13 de setembro – Começa a batalha de Stalingrado.
                 1943
31 de janeiro/2 de fevereiro − Batalha de Stalingrado termina com a capitulação dos alemães.
19 de abril − Começa o levante no Gueto de Varsóvia. Unidades da SS invadem o bairro para conter a revolta da população judia, que vive ali em situação miserável. A tropa de elite, no entanto, precisa de apoio do Exército e leva quatro semanas para conter a revolta, que causou a morte de mais de 56 mil judeus.
        1944
20 de julho − Fracassa o segundo atentado contra Hitler.Soldados poloneses carregam feridos na revolta contra os ocupadores alemães
1º de agosto − Início da resistência em Varsóvia. A Polônia aproveita o  enfraquecimento dos alemães no front soviético e inicia a rebelião contra a força ocupadora sob o comando do general Tadeusz Bór-Komorowski. A repressão das forças de Hitler será brutal, com execuções em massa e Varsóvia completamente destruída. Bór-Komorowski capitula a 2 de outubro.
25 de agosto − A Romênia declara guerra contra a Alemanha. No mesmo dia, o general Dietrich von Choltitz assina a capitulação de suas tropas em Paris e devolve a capital francesa ao general Philipp Leclerc.
                1945

27 de janeiro − O Exército Vermelho liberta o campo de concentração de Auschwitz. Cerca de sete mil prisioneiros  são libertados no maior campo de destruição em massa de todos os tempos e símbolo do genocídio nazista, o Holocausto, que causou a morte de mais de seis milhões de pessoas.
13 e 14 de fevereiro − Depois dos bombardeios a Berlim, a 3 de fevereiro, causando 22 mil mortos, é a vez de Dresden. A cidade às margens do Rio Elba fica em ruínas. Calcula-se o numero de mortos entre 60 mil e 245 mil.
10 de março − Um ataque aéreo contra Tóquio mata 80 mil pessoas.
16 de abril − Começa a ofensiva soviética contra Berlim, no front leste. A cidade está completamente cercada a 25 de abril. Apesar de a guerra estar praticamente perdida, a SS impõe a defesa do país com julgamentos sumários, em que enforcam todos os jovens, soldados e membros das forças de assalto que se negam a participar dos combates.
30 de abril – Suicídio de Hitler em Berlim.
8 de maio –  Considerado oficialmente a data do final da Guerra.

O Menino do Pijama Listrado






O filme trata sobre um menino, chamado Bruno, que é muito doce, gentil, inocente e mais que tudo: curioso. É a partir desta curiosidade de Bruno que o filme se desenrola. Esta história se passa na Alemanha nazista no período da segunda guerra mundial, uma vez que a familia em questão morava em Berlim, entretanto se mudara para um local afastado, próximo a um campo de concentração, já que o pai de Bruno, um oficial nazista muito frio e decidido assume um cargo neste campo de concentração.
No local em que agora moravam não havia muito o que fazer, principalmente para Bruno que tinha 8 anos, e sua irmã Gretel, 12, que era um tanto mimada e adorava irritar o irmão. A partir disso Bruno vai 'explorar' o local e acaba descobrindo uma passagem que chega ao campo de concentração. Ele muito ingênuo não faz ideia do que seria aquilo e vê um menino judeu aproximadamente de sua idade sentado próximo ao muro, este se chama Shmuel e veste o tal 'pijama listrado'. Os dois começam a ficar amigos e em um certo dia eles se combinam e Bruno consegue passar para o outro lado da cerca e conhecer este mundo em que o amigo vivia. Por acidente todos são mandados para uma sala escura no momento em que Bruno está lá. Quando estão todos lá fecham as portas e liberam um pó no qual todos os judeus ali presentes, e Bruno, morrem.

O filme mostra as diferenças sociais existentes naquele período em que o nazismo dominava, quando judeus eram perseguidos até a morte. Época que foram criados campos de exterminio e de concentração, onde todos eram iguais e tratados com nojo e despreso pelos alemães. Por isso o filme retrata que quando se está fardado é a única distinção, pois todos nós somos iguais e já que Bruno estava como um deles foi morto como um judeu. O filme é bom pois mostra a realidade vivida naquela época e que a inocência daquela criança (Bruno) é linda, pois será que se ele fosse influenciado pela família ele realmente trataria aquele novo amigo(Shmuel) como ele o tratou?
http://www.youtube.com/watch?v=aVlYx7qGVg8






Conclusão

A segunda guerra mundial, foi a continuação da primeira, e o que poderia ser resolvido sem violência, acabou quase destruindo o mundo. E isso tudo aconteceu por causa de pessoas que não pensam, porque se pensassem tudo teria sido diferente... pessoas ainda estariam vias, famílias estariam unidas e nós teríamos paz.

Bibliografia

Interpretaçao da obra Guernica de Picasso

Mostra pessoas lutando, morrendo, animais estão envolvidos, o sol brilhando em cima de todos. Sendo tudo o que estão fazendo uma escolha própria.

Consequências da Segunda Guerra Mundial

Depois da segunda Guerra Mundial, milhares de pessoas morreram, famílias foram destruídas, florestas foram devastadas,  a ONU foi fundada e uma guerra que era para ser apenas entre a URSS e os EUA resultou nessa guerra fria, onde o mundo todo ficou envolvido.

Reconstrução do Japão após a Segunda Guerra

Após a derrota o Japão foi ocupado pelos Estados Unidos. No decorrer da ocupação, o Supremo Comando Aliado, liderado pelo gal. McArthur reorganizou o Japão como uma monarquia constitucional, tendo o imperador Hiroíto renunciado de sua pretensa condição divina. A medida em que se delineou os contornos da Guerra Fria, os Estados Unidos passaram a tratar o Japão como aliado e não como inimigo vencido. Assim, o Plano Colombo foi uma contrapartida de concessão de créditos com vistas à recuperação da economia nipônica à maneira do Plano Marshall na Europa. Em 1951, os japoneses firmaram com os americanos um Tratado de Segurança e Cooperação Mútua que selou a paz em definitivo e determinou a retirada das tropas de ocupação, tendo o Japão retomado sua soberania, a economia japonesa teve grande impulso no decorrer da década de 1950 beneficiando-se o país da onda de prosperidade do cenário internacional do pós-guerra. O país passou a constituir desde então o maior aliado dos Estados Unidos na Ásia, e embora esteja livre da ocupação militar, permanece em seu território inúmeras bases militares norte-americanas.

Depoimentos

Robert lewis copiloto do Enola Gay.
Em Tinian, partiriam em três aviões: o primeiro, apelidado de Straight Flush, examinaria o clima em Hiroshima e daria sinal verde para o ataque. O segundo lançaria a bomba e o terceiro avaliaria e registraria os resultados. O avião da bomba foi batizado pelo capitão Tibbets com o nome de sua mãe, Enola Gay, provocando a ira de Robert Lewis, que geralmente pilotava aquele B-29, mas que foi apenas co-piloto da missão. “Perguntei a ele que diabos estava fazendo. Era o meu avião e eu é que deveria escolher o nome”, diria Lewis ao historiador britânico Gordon Thomas.Lewis e Tibbets não se falaram mais até a hora do vôo. Às duas da manhã, a bomba de cinco toneladas, apelidada de Little Boy, foi colocada no avião. “Com quase sete mil galões de combustível, a bomba e 12 homens a bordo, o bombardeiro estava perigosamente pesado”. Um acidente na decolagem, coisa comum, poderia fazê-la explodir ali na base. O jeito era levar a bomba desarmada e montar o dispositivo de disparo a bordo, trabalho que ficou a cargo do capitão Parsons. no dia 6 de agosto, o Enola Gay decolou de Tinian.


Matsushige Yoshito, fotografo 
Matsushige Yoshito foi o único fotógrafo a registrar o cenário do lançamento da bomba na cidade japonesa de Hiroshima. Ele passou a noite revelando as fotos que tirara no dia anterior para poder publicá-las no jornal Chigoku Shimbun, para o qual trabalhava. Ele disse “Eu tinha acabado de tomar café da manhã e estava saindo para o trabalho quando aconteceu”, “eu não escutava sons, o mundo ao meu redor estava completamente branco.”


Tribunal de Nuremberg
Logo após a Segunda Guerra Mundial, um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, com o objetivo de julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. o Tribunal  julgou 199 homens, sendo 21 deles líderes nazistas. As acusações foram desde crimes contra o direito internacional até de terem provocado de forma deliberada a Segunda Guerra Mundial. Dentre os réus julgados e condenados estava o braço direito de Adolf Hitler, Hermann Goering. Durante o julgamento a defesa de Goering alegou ofensa ao princípio da legalidade, que era baseada nos postulados do direito penal tradicional. Mas de nada adiantou, pois Goering foi condenado à morte, no entanto, este cometeu suicídio na prisão com uma cápsula de cianeto.

Curiosidades

Em 1940 as Olimpíadas seriam realizados em Tóquio. Com o início da guerra entre China e Japão,  os jogos foram transferidos para Helsinque, na Finlândia. Em 1939 a competição foi definitivamente cancelada por causa da Segunda Guerra Mundial. 
- A primeira bomba derrubada pelos Aliados em Berlim durante a Segunda Grande Guerra matou o único elefante do Jardim Zoológico de Berlim.
-Adolf Hitler era abstémio, vegetariano e um não fumador.
- O tanque mais pesado de todos os tempos foi construído pelas alemãs Maus II, que pesava 192 toneladas. No final da guerra este tanque ainda não tinha alcançado o estado operacional.
-O exército vermelho soviético chegou a treinar cães com o intuito de destruir os tanques inimigos.

A Rosa de Hiroshima

Poema: A Rosa de Hiroshima

Bomba de Hiroshima
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada
                                                            Vinícius de Moraes


Comentário:
O autor associou a forma da explosão da bomba atomica a beleza de uma rosa, mas uma rosa sem cheiro, sem nada.
Ele tambem destacou de forma poética os tragicos efeitos dessa bomba sobre as crianças e as mulheres, a classe que mais sofre com a guerra.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Tribunal de Nuremberg

Logo após a Segunda Guerra Mundial, um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, com o objetivo de julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. De 1945 a 1949, o Tribunal de Nuremberg julgou 199 homens, sendo 21 deles líderes nazistas. As acusações foram desde crimes contra o direito internacional até de terem provocado de forma deliberada a Segunda Guerra Mundial.
A criação desse tribunal se deu através de um acordo firmado entre os representantes da ex-URSS, dos EUA, da Grã-Bretanha e da França, em Londres, em 1945. Os Juízes e promotores públicos que atuaram no julgamento tinham origem nesses quatro países. As regras que definiram quais os crimes seriam julgados, assim como as regras para os processos e para o julgamento, foram estabelecidas através da Carta de Londres.
 Dentre os réus julgados e condenados estava o braço direito de Adolf Hitler, Hermann Goering. Nada adiantou, pois Goering foi condenado à morte, no entanto, este cometeu suicídio na prisão com uma cápsula de cianeto.
As várias acusações foram classificadas em quatro modalidades principais, sendo que cada réu era acusado em uma ou mais modalidades. Foram elas:
- Conspiração e atos deliberados de agressão
- Crimes de guerra
- Crimes contra a paz
- Crimes contra a humanidade

Dos 22 réus julgados em Nuremberg tiveram as seguintes sentenças:
- 10 anos de prisão – Karl Donitz
- 15 anos de prisão – Canstantin Von Neurath
- 20 anos de prisão – Baldur Von Schirach e Albert Speer
- Prisão Perpétua – Rudolf Hess, Erich Raeder, Walther Funk
- Sentença de morte na forca – Hermann Goering, Alfred Rosemberg, Alfred Jodl, Martin Borman (foi julgado à revelia, pois estava morrendo), Wilhelm Keitel, Wilhelm Frick, Hans Frank, Fritz Sauckel, Julius Streicher, Ernst Kaltenbrunner, Arthur Seyss-Inquart, e Joachim von Ribbentrop;
- Inocentes – Hjalmar Schacht , Franz Von Papen e Hans Fritzche.

Hermann Goering, o réu mais polêmico, suicidou-se ingerindo uma cápsula de cianureto de potássio, um dia antes de ser executado na forca. A origem de tal cápsula jamais foi descoberta.
A execução de todos os condenados a morte na forca ocorreu no dia 16 de Outubro de 1946, e foi assistida por 45 pessoas.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Eclosão da Segunda Guerra Mundial

O principal motivo da eclosão da segunda guerra foi devido a sensação de revanche que a Alemanha sentia, devido as regras impostas no Tratado de Versalhes, tais como: devolver territórios, pagar idenização e ser proibida de ter exército forte. Esta última ela não cumpriu e com a ajuda do nazismo implantado por Hitler na Alemanha a guerra eclodiu em 1° de setembro de 1939, começando na madrugada por tiros que no futuro abalariam toda a Alemanha, bem como o MUNDO.

Ceará na Segunda Guerra

O ataque aconteceu durante a noite no dia 9 de abril, a tripulação do Pietro Calvi, sob comando do Capitão de Corveta Emilio Olivieri, lançou um torpedo e efetuou disparos de 120mm contra o petroleiro que navegava desarmado. O navio explodiu em chamas, mas não afundou de imediato. Passaria ainda dois dias queimando à deriva antes de tocar o leito do oceano.
Dos trinta e sete tripulantes do petroleiro, onze morreram no ataque. O restante se dividiu em dois pequenos barcos de emergência, treze foram resgatados no dia 11 de abril por um avião catalina, no mesmo dia em que veio a afundar de fato o navio tanque, e outros treze foram resgatados dois dias depois. Os sobreviventes só retornariam aos Estados Unidos no dia 21 de abril, quando chegaram ao aeroporto de Miami as 22:26, horário local.
Depois desta batalha o submarino continuou seguindo para o sul onde afundou dois outros mercantes ambos ao largo do Rio Grande do Norte. Retornou triunfante a Le Verdon em 29 de abril.
A saga deste lobo dos mares terminaria poucos meses depois, na sua quarta e ultima missão. Foi afundado no dia 14 de julho de 1942 nas Antilhas sob o comando do Capitão de Fragata Primo Longobardo.

O PETROLEIRO DO ACARAÚ
Na região de Itarema, litoral norte do Ceará, existe um navio naufragado a 40km da costa. Segundo pescadores e autores locais trata-se de um navio petroleiro que foi afundado durante a Segunda Guerra Mundial. O naufrágio foi batizado de Petroleiro do Acaraú, por ser este o principal porto da região.
O caçador submarino Luciano Moreira conta em seu livro que mergulhou várias vezes neste naufrágio. Em uma dessas investidas coletou diversos cacos de porcelana com a seguinte inscrição: “Iroquois – USA – China”.
Por se tratar de um petroleiro é improvável que o navio estivesse carregando uma carga de porcelanas de Nova Iorque, muito menos na rota em que estava.
Após uma breve pesquisa na web encontrei referências sobre uma empresa que fabricou porcelanas entre 1905 e 1969, chamada Iroquois sediada em Syracuse, no estado de Nova Yorque, EUA. A palavra china significa louça ou porcelana na língua inglesa.
Fazendo uma triangulação das diferentes coordenadas geográficas disponíveis em bibliografias relacionadas e na web, observamos que a localização conhecida do Petroleiro do Acaraú está no centro.

Holocausto

Um claro caso desse tipo de relação do passado pode ser notado quando fazemos menção ao Holocausto  quando as forças nazistas mataram 10 milhões de pessoas,6 milhões só de Judeus. Segundo essa mesma idéia, o povo legitimamente alemão era descendente dos arianos, um antigo povo que – segundo os etnólogos europeus do século XIX – tinham pele branca e deram origem à civilização européia.

Dessa forma, para que a supremacia racial ariana fosse conquistada pelo povo alemão, o governo de Hitler passou a pregar o ódio contra aqueles que impediam a pureza racial dentro do território alemão. Nos campos, os concentrados eram obrigados a trabalhar nas indústrias vitais para a sustentação da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Além disso, os ocupantes dos campos viviam em condições insalubres, tinham péssima alimentação, sofriam torturas e eram utilizados como cobaias em experimentos científicos.

Conhecendo Hitler

O povo alemão, oprimido pelas sanções impostas pelos vencedores da primeira guerra, seguiu seu líder, levando a Alemanha ao maior conflito armado de todos os tempos. Esse conflito, denominado segunda guerra mundial, ou segunda grande guerra, acabou com a derrota da Alemanha e dos outros países do Eixo (Itália e Japão) e a abolição do partido nazista.
Como membro do partido, Hitler teve participação expressiva, sendo inclusive preso por razões políticas. Na prisão, ele escreveu o livro “Mein Kampf” ou “Minha Luta”, base da ideologia nazista
Alistou-se no exército alemão, servindo na primeira guerra mundial, de onde retornou como herói.
Adolf Hitler nasceu na cidade austriíaca de Braunau, filho de Alois Hitler, teve uma infância conturbada, pois era mimado pela mãe e desprezado pelo pai. Na escola foi um aluno problemático, dado a indisciplina e pouco produtivo. Desenvolveu gosto pelas artes e, na adolescência, tentou entrar para e escola de belas artes, que o rejeitou. Essa rejeição marcou profundamente o caráter do ditador, o que pode ser comprovado analisando-se sua conduta frente ao partido nazista.

Batalha de Stalingrado

Ocorreu entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Stalingrado, cidade situada na margem direita do rio Volga, era um importante entroncamento fluvial e ferroviário que ligava as regiões minerais e petrolíferas do Cáucaso à área de Moscou.
A batalha de Stalingrado, foi uma operação militar conduzida pelos alemães contra as forças russas para conquistar o território de Stalingrado, e Hitler resolveu invadi-la por motivos estratégicos e políticos pois acreditava que provocaria um profundo abalo moral nas forças inimigas caso conquistasse rapidamente a cidade.

Hitler promoveu o comandante alemão, Paulus, pouco antes do fim da batalha pela cidade, ao posto de marechal-de-campo, o mais alto do exército. Com isso, o ditador alemão deixava implícito que Paulus deveria manter-se no seu posto até a morte e o fim de seu exército, pois na história militar alemã, até então, nenhum marechal-de-campo havia se rendido, algo considerado um vexame inimaginável.
Desobedecendo às diretrizes de Hitler, porém, Paulus rende o que sobrou do exército nazista aos soviéticos a 2 de fevereiro de 1943. Era o fim da Batalha de Stalingrado e o início da queda da Alemanha.